Projecto Fotográfico

posted in: Sem categoria | 0

Olá amigos,

Na sequência de umas aulas de fotografia que estou a dar, onde abordo este tema, hoje venho-vos falar sobre o tema: Projecto Fotográfico.

E o que isto de um projecto fotográfico ?

Um projecto fotográfico não é mais do que contarmos uma história através de um conjunto de fotos. A história pode ser tão simples como fotografar um evento, ilustrar a vida no nosso bairro, ilustrar a visita a um local que gostemos, escolher uma cor e fazer um conjunto de fotos em que essa cor esteja sempre presente, etc. etc.

É claro que um projecto fotográfico pode ser muito mais do que os exemplos acima. Temos exemplos de projectos fotográficos de grande dimensão, como por exemplo os projectos de Sebastião Salgado que demoram anos, requerem disponibilidade financeira,  e obrigam a uma dedicação profunda e continuada, ou projectos que pretendem ter uma intervenção social, chamando a atenção para grandes causas, como são exemplos inúmeros projectos premiados no certame World Press Photo (WPP).  

Atenção que estes últimos projectos não são exclusivos de grandes fotógrafos, qualquer um de nós os pode fazer. Lembro-me de um fotojornalista português que, há alguns anos, praticamente teve de vender o seu equipamento fotográfico devido aos escassos recursos financeiros que possuía, e que realizou um projecto fotográfico em Africa que veio a ser premiado no WPP e relançou a sua carreira.

As principais vantagens de nos lançarmos num projecto fotográfico, tenha ele a dimensão que tiver, é um acréscimo de motivação no acto de fotografar e o sentido de realização que nos pode trazer.

A motivação vem do estímulo da nossa criatividade por estarmos a criar algo com um objectivo concreto em vez de simplesmente estar a fazer fotos ao acaso. Já o sentido de realização nasce do facto de estarmos a contar uma história que nos obriga a refinar o nosso olhar na busca dos elementos mais expressivos para a narração.

Outra das vantagens de optarmos por um projecto fotográfico é apurarmos a técnica e o nosso sentido crítico. Apuramos a técnica porque queremos que o projecto possua fotografias variadas em termos estéticos, ou seja, desde fotos mais abrangentes até fotos de pormenor. Quanto ao sentido crítico, porque podemos fazer centenas ou milhares de fotos que respondem ao tema mas obviamente não as vamos usar todas, e assim teremos que seleccionar aquelas fotos mais representativas para mostrar o projecto de forma impactante.

A inspiração para criarmos um projecto pode vir de qualquer lado, basta estarmos atentos ao que nos rodeia. Contudo não podemos deixar de realçar a visualização de projectos fotográficos online. E não devemos ficar inibidos em ‘copiar’ esses projectos já que eles devem servir-nos de inspiração para um tema e não necessariamente para fazer o mesmo tipo de fotos. Cada fotografo tem a sua própria visão do assunto logo, ao fazer as fotos, de certeza elas serão diferentes das que vimos nos projectos que nos inspiraram.

As fotos que ilustram este post fazem parte de um projecto que tenho desenvolvido, e que já aqui falei. Chama-se Na onda do Surf, e ilustra todo o ambiente, colorido e protagonistas que praticam surf em Carcavelos. Fugindo ao óbvio de fotografar a prática do surf, o projecto retracta a sua envolvência.

Espero que gostem e vos motive para, da próxima vez que pegarem na máquina, tenham um projecto fotográfico em mente.

Por hoje é tudo.

Beijos e abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.