História de uma foto

posted in: Sem categoria | 2

 

Olá amigos,

Hoje vou voltar a um tema que já tenho abordado anteriormente, refiro-me à história de uma das minhas fotos mais significativas.

A foto que ilustra este post foi registada no Estoril, junto à praia da Poça, e faz 10 anos em Janeiro que a fiz.

A foto junta alguns dos elementos de que eu gosto particularmente, a saber: Paisagem costeira e o elemento humano, neste caso, os tradicionais pescadores à linha que abundam por toda a costa do Estoril. Houve uma altura que me dediquei a fotografar esta actividade e que nos permite imagens lindas pela conjugação dos elementos acima referidos.

Porque é que eu acho esta foto interessante ?

Primeiro pelo acima referido, a ligação do homem e a natureza. Segundo, pelo momento registado, o ambiente carregado pelas nuvens escuras com a réstia de Sol a aumentar o dramatismo da atmosfera no fim do dia. Por fim o enquadramento dos dois pescadores, ladeando o pôr-do-sol, parecendo estar a fazer uma guarda de tributo a tamanho cenário natural.

Foi um momento que necessitou de paciência e sorte para conseguir a conjugação de todos os elementos, mas isso faz parte da fotografia de paisagem onde os elementos da natureza têm a palavra e nós, fotógrafos, resta-nos esperar por esses elementos.

Uma palavra para um aspecto técnico da foto. Ela foi registada com a minha primeira máquina digital DSLR, uma Nikon D50. Era uma máquina muito conceituada na altura do seu lançamento, com ‘apenas’ 6,1M pixels (muito menos que muitos telemóveis actuais), mas que permitia excelentes registos fotográficos. Isto mostra que não precisamos de grandes máquinas para fazermos grandes fotos.

E para provar o que acabo de dizer, apenas acrescento que concorri com esta foto ao Concurso de Fotografia Digital Gentes de Cascais, organizado pela CMC em 2009, e ficou classificada em 3º lugar.

Ando a pensar promover um workshop de iniciação à fotografia onde pretendo partilhar alguns dos conhecimentos que me permitiram fazer esta e outras fotos que já conhecem. Se acharem interessante esta ideia, deixem nos comentários abaixo a vossa opinião. Obrigado.

E por hoje é tudo. Espero que gostem.

Beijos e abraços.

2 Responses

  1. Luis Trinite

    Linda foto, brilhante classificação. Preciosa partilha de conhecimento. Coisa rara!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.