Aproveite a edição

posted in: Sem categoria | 2

 

 

Olá amigos.

Hoje vou falar de um tema que já abordei ao de leve anteriormente, refiro-me à edição fotográfica.

E, para começar, vou tentar esclarecer um mal entendido recorrente quando se fala de edição de imagem, ou edição fotográfica.

É comum referir-se a edição de fotografica como o processo de correcção das fotos através de software de processamento de imagens, sendo os mais conhecidos o Photoshop, ou o Lightroom da Adobe. Na realidade, e para sermos específicos, a edição de fotos consiste na escolha das imagens de que gostamos e, consequentemente, a rejeição das fotos que não obedecem aos nossos critérios de selecção. Para ilustrar o que acabo de dizer, na redacção de um jornal, por exemplo, o editor de imagem não é a pessoa que faz a correcção das fotos mas sim a pessoa que escolhe quais as imagens que irão ser publicadas.

 

 

E porque é que para nós, fotógrafos, a edição de imagem é tão importante ?

Porque é neste processo de selecção que devemos ser os maiores críticos do nosso trabalho. É nesta fase que temos de decidir quais as fotos que obedecem aos critérios, sejam eles quais forem, que decidimos estabelecer quando nos propusemos fotografar aquele projecto fotográfico. Tão ao mais importante do que escolher quais as boas fotos, é saber escolher as más fotos para as descartarmos.

Reflectir sobre o trabalho e a tentativa de o classificar será revelador para nós. Só podemos crescer criativamente se olharmos para as nossas más fotos como olhamos para as nossas boas e entendemos por que é que elas não funcionam.

As boas fotos devem surpreender-nos menos que as más, pois todos nós procuramos isso de uma maneira ou de outra, mas as fotos fracassadas possuem um elemento de surpresa para o qual devemos olhar de perto e aprender.

Em resumo, edição fotográfica é escolher, classificar, reflectir e excluir.

Beijos e abraços.

PS: As fotos que ilustram este post fazem parte do projecto Empty, que apresentei no post anterior e, como é obvio, passaram por todo o processo acima referido.

 

2 Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.