Best of 2016

posted in: Sem categoria | 12

(Com som)

 

Olá amigos,

Antes de mais quero desejar a todos um feliz Ano de 2017, com muita saúde, realizações pessoais e profissionais e, se gostarem, muitas fotos.

Como estamos no início de um novo ano, e nesta altura é costume fazer-se um balanço do ano que terminou, hoje decidi partilhar convosco o meu Best of fotográfico do ano de 2016, onde escolhi as minhas 50 fotos preferidas.

São as melhores fotos que fiz ?  Provavelmente não, mas são as que, nesta altura, gostei mais e reflectem os temas que fotografei em 2016, com o enfoque na fotografia de rua, um dos meus temas preferidos. A apresentação é feita de uma forma mais ou menos cronológica no tempo e sem preocupação de seleccionar algum tema particular.

A selecção de fotografias (também conhecida por edição fotográfica, ao contrario do que muitos pensam, que atribuem a edição apenas ao trabalho de pós-produção) é sempre uma escolha muito pessoal. Escolher 50 fotos num universo de mais de 4400 fotos, que fiz em 2016 (estas 4400 já são as que ficaram depois de uma primeira escolha na altura do seu registo), é algo que nos obriga a seleccionar, mais do que aquelas que ser incluir, decidir as que deixamos de fora. Difícil….

Mas o exercício de edição fotográfica, sobretudo neste balanço de fim de ano, tem alguns aspectos positivos. Primeiro obriga-nos a ser ainda mais críticos sobre o nosso trabalho, em seguida permite-nos visualizar melhor o que de ‘melhor’ fizemos e percebermos se evoluímos em relação à espectativa que tínhamos há 12 meses atrás. Por fim, ajuda-nos a perspectivar o que queremos fazer, melhorar, ou alterar no nosso percurso fotográfico no ano que agora começa.

Como disse, a edição fotográfica tem muito de pessoal e nunca é consensual. Espero no entanto que gostem desta selecção e, se quiserem experimentar um pouco da sensação do que é escolher, destas 50 fotos expostas, digam-me qual ou quais as vossas preferidas.

Vou gostar de ver as vossas escolhas.

Beijos e abraços.

12 Responses

  1. Eduardo Fonseca

    Parabéns Jorge! Excelente coletânea.
    As minhas preferidas: o pintor e a cabine telefónica UK
    Um Abraço

    • Jorge

      Obrigado Eduardo. Boa escolha !! 🙂
      Bom ano de 2017.
      Abraço

  2. Ilda Maria

    Gostei muito das fotos Jorginho! As tonalidades outonais das árvores fizeram-me recordar as idas aos Estados Unidos, em Outubro, pois em Gaithersburg, perto de Washington, o edifício da IBM estava inserido numa zona de árvores de uma beleza única. Parabéns! Bjs

    • Jorge

      Obrigada Ilda. Outubro é sempre um bom mês para registar aquelas cores magnificas. Beijinhos

  3. Marina Monteiro

    Estão excelentes, mas a da cabine telefónica está muito bem apanhada.

  4. Rosário Duque

    A do beijo…mas é uma compilação maravilhosa.

    • Jorge

      Obrigado Paulo. Espero que tenha dado gozo a escolha Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.