Exposição Fotográfica

posted in: Sem categoria | 5

canada_001

 

Olá amigos,

Após uma ausência maior do que tinha previsto, venho hoje contar-lhes uma nova experiência que vivi recentemente. Refiro-me à exposição fotográfica que tive oportunidade de fazer em Toronto, no mês passado.

Esta não foi a minha primeira exposição, mas cada nova exposição traz sempre experiências novas e esta não foi excepção. Primeiro porque foi a primeira que fiz fora de Portugal, segundo porque foi na sequência de um convite muito especial de uma comunidade por quem tenho sempre um grande apreço, refiro á comunidade Portuguesa emigrante, neste caso, no Canadá.

Na sequência da 33ª Edição da Semana Cultural, levada a cabo pela Casa do Alentejo de Toronto, foi-me feito um convite, pela sua direcção, para expor os meus trabalhos fotográficos, sendo livre de escolher o tema. Obviamente que a minha escolha recaiu num tema que fosse querido a esta comunidade, e daí ter exposto um conjunto de trabalhos sob o tema Terras e Gentes do Alentejo, baseado em fotos feitas em diversas visitas que fiz ao Alentejo ao longo dos anos.

Quero realçar em primeiro lugar, que o sentimento mais forte que tive com esta exposição foi um sentimento de partilha. Da minha parte, senti que levei um bocadinho de Portugal a quem vive e trabalha longe da sua terra, em especial do Alentejo. Todos viram e recordaram com saudade e alegria, uns com uma saudade mais distante de anos de ausência, outros com menos tempo de ausência, mas sempre com gosto pela sua / nossa terra.

Do lado da comunidade recebi um imenso carinho e agradecimento pela presença dos meus trabalhos, que me deu uma força interna para continuar a fotografar. Como referi, este sentimento de partilha é algo difícil de pôr por palavras mas de enorme riqueza interna.

canada_003

Depois, todo o cerimonial da inauguração da exposição, com direito a discurso, entrevistas para a comunicação social da comunidade portuguesa, o interesse pela aquisição de alguns dos trabalhos expostos, o contacto com representantes, consular, e do governo local, quase nos faz pensar (atenção que eu disse quase !) que sou um Sebastião Salgado cá do burgo.

canada_005

Claro que não sou nenhum fotógrafo famoso, mas estou convencido, pelos momentos passados junto da comunidade, pelo afecto demonstrado, que tive uma retribuição ao nível de qualquer nome grande da fotografia.

Ah, e até tive direito à visita muito especial do grande artista português. 🙂

canada_002

Se estiverem interessados em conhecer as fotos expostas, podem ir à página inicial do meu site, na secção de Projectos, e poderão ver Terras e Gentes do Alentejo (http://www.jorgefotografia.pt/pt/portfolio/terras-e-gentes-do-alentejo/).

 São 11 fotos, que o espaço no salão não dava para mais, mas que tentei que fossem minimamente representativas do Alentejo, litoral e interior.

Além das fotos do Alentejo, a pedido da Casa do Alentejo, foram expostos mais 6 trabalhos meus de outros locais de Portugal, para ‘matar’ saudades àqueles que não são de origem alentejana 🙂

Espero que gostem

Beijos e abraços.

 

 

5 Responses

  1. Odete Carrère

    Meu querido Jorge é com grande alegria que vejo o teu lindo trabalho. Gostei imenso, um trabalho magnifico. Estás de parabéns. Um abraço muito amigo da Odete Carrère

  2. Cristina

    Adorei Jorge. Parabéns pelo excelente trabalho querido amigo. Beijinho

  3. Ilda Maria

    Belas fotos querido Amigo sagitariano. Parabéns! Também eu me sinto orgulhosa por ter um Amigo a representar tão bem o nosso bonito País.
    Um grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.