Partilha de fotos online

posted in: Sem categoria | 1

parilha-fotos

 

Olá amigos,

Hoje vou abordar um tema que, para quem gosta de fotografia, possivelmente já alguma vez o fez; partilhar fotos online.

A partilha de fotos online poderá ter várias motivações, mostrar momentos do nosso dia a dia, promover a nossa imagem, muitas vezes através de selfies (muito na moda actualmente), partilhar os nossos trabalhos fotográficos com o intuito de os dar a conhecer, etc.

É sobretudo sobre esta ultima motivação que hoje escrevo.

Para quem gosta de fazer fotografia, um dos objectivos principais é mostrar os seus trabalhos, dar a conhecer a sua visão, no fundo partilhar o seu olhar.

Hoje em dia, com a facilidade de publicação online, é muito mais fácil chegarmos a um público mais vasto para darmos a conhecer a nossa arte. Mas esse não deve ser o único objectivo quando partilhamos as nossas fotos. Para quem queira aperfeiçoar a sua técnica, o seu olhar, a partilha online poderá igualmente permitir a crítica construtiva por outros fotógrafos que igualmente usam este meio para partilhar os seus trabalhos.

A possibilidade de intercambio de ideias sobre os trabalhos de cada um é, sem duvida, uma fonte de crescimento do nosso olhar criativo, sobretudo numa fase inicial do processo evolutivo.

O Facebook  é um dos sítios possíveis para essa partilha e talvez o que primeiro vem à lembrança contudo, para um intercambio mais produtivo, sugiro a inscrição e a partilha em sites especializados em fotografia.

Em Portugal existem diversos sites onde isso é possível e que recomendo uma visita. Talvez o mais conhecido é o Olhares (olhares.sapo.pt), mas existem outros igualmente interessantes tais como o Reflexos (reflexosonline.com)  ou o Pódium (podiumfoto.com). Em todos eles já partilhei fotos e tive boas experiencias.

A nível internacional um dos mais antigos e conhecido é o Flickr (flickr.com). Igualmente muito interessante e, para mim, o site internacional de partilha de fotos que é obrigatório conhecer pela sua qualidade é o 1X  (1x.com). Neste site as fotos passam por um conjunto de curadores, com critérios muito apertados de escolha, antes de serem partilhadas, o que garante uma elevada qualidade na escolha final.

Por fim muito destes sites promovem concursos, passatempos temáticos que podem ser motivadores à realização de trabalhos fotográficos, sobretudo que estamos em períodos de falta de inspiração.

A foto que ilustra este texto foi a minha primeira foto premiada num desses passatempos, já lá vão quase 10 anos (!!), e podem crer que na altura me deu muito gozo.

Quando tiverem tempo espreitem estes sites, se ainda não o fizeram, e depois digam-me o que pensam.

Beijos e abraços.

PS: Clickar na foto para a ver em tamanho maior

  1. Carloa da Costa Branco

    Ora aqui está mais uma boa dica para quem “anda” pela fotografia e principalmente para todos os que começam a “andar”…
    Para além de podermos mostrar as fotos que fazemos e recebermos críticas (preparem-se para o melhor e para o pior!) estes “sites” permitem-nos ver muita fotografia o que nos ajudará certamente a criar o nosso próprio estilo.
    Muito boa esta sugestão. Força!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.