Inspiração

posted in: Sem categoria | 0

Veraneantes

 

 

Olá amigos,

O que é que inspira o fotografo no seu trabalho fotográfico, sobretudo o trabalho de autor ? Obviamente esta questão não se coloca unicamente aos fotógrafos, mas a todos os que de alguma forma pretendem ser criativos na sua profissão ou/e na sua arte.

Falando por mim, a inspiração poderá vir de múltiplas fontes, desde filmes, artigos escritos, a visualização das obras de mestres, não só fotógrafos, mas também de outras artes, o próprio meio ambiente, seja na natureza como no meio urbano. Enfim as fontes podem ser muitas e, por vezes, nem precisam de ser muito sofisticadas, basta a forma como olhamos para elas.

Contudo reconheço que o trabalho dos grandes fotógrafos é uma fonte privilegiada de inspiração. Começando por identificar os géneros fotográficos com que nos identificamos mais, naturalmente procuramos mestres fotográficos que sejam reconhecidos nesses géneros fotográficos.

Inspiração não quer dizer cópia dos mesmos tipos de trabalho, antes tentar perceber o olhar criativo do mestre: É sarcástico na abordagem ? Tem uma composição estética própria ? Joga com as cores ou o preto e branco ? O que é que o distingue ? Identificado esse olhar criativo que tanto nos atrai, tentamos desenvolver o nosso olhar com o mesmo conceito e assim criar o nosso próprio olhar, sem copiar mas apenas inspirado.

No meu caso, que aprecio foto de rua e do quotidiano, um dos fotógrafos que me inspira é Martin Parr que, para quem goste, sugiro que veja os seus trabalhos na net, sobretudo as fotos que faz há bastantes anos em praias. Uma maravilha.

Morando eu junto da praia, e nesta época de verão, não havia melhor inspiração do que Martin Parr para tentar fazer uns trabalhos fotográficos sobre os veraneantes nas nossas praias, sendo a foto aqui apresentada apenas um desses trabalhos.

Espero que gostem.

Beijos e abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.