Olá amigos,
Hoje vou-vos falar sobre algo que é sempre um desafio para o fotógrafo, a busca da composição criativa.
A composição fotográfica é sempre um tema subjectivo, já que se prende em grande medida com o olhar, a sensibilidade, o gosto do fotógrafo.
Existem um conjunto de ‘regras’ para a composição fotográfica que é sempre importante conhecermos, quanto mais não seja para as ‘quebrarmos’ quando isso nos leva a composições criativas, e que nos obriga a fugirmos da nossa zona de conforto fotográfico e irmos mais além do que o simples ‘postal fotográfico’, bonito sem duvida, mas que não passa de ‘mais um’ boneco dos milhões que se fazem diariamente.
Um dos motivos desafiantes da composição é a possibilidade de tentarmos olhar para objectos mundanos e criarmos imagens desafiantes, criativas, que fogem ao óbvio, e que nos alimenta a nossa ‘veia criativa’.
Muitas vezes essas imagens são gráficas, abstractas, joga-se com os elementos tais como cor, sombras, linhas, para que no fim o resultado final ser mais do que a simples soma dos elementos presentes, e ser uma imagem de nos dá prazer a sua concepção.
Para ilustrar o que tento descrever neste texto, deixo-vos aqui uma foto que fiz numa recente visita à Coudelaria da Alter do Chão. Espero que gostem.
Beijos e abraço.
Deixe uma resposta