Fotografia de viagem

posted in: Sem categoria | 1

Londres_001

 

Meus amigos, hoje vou abordar, de forma ligeira, a forma como faço fotografia de viagem, isto porque fiz recentemente uma viagem a Londres e me pareceu um bom tema para partilhar.

Claro que qualquer fotografia de viagem pode e, muitas vezes, deve incluir os clássicos ‘postais fotográficos’ que todos nós gostamos de fazer dos locais mais emblemáticos dos sítios visitados.

Contudo, para mim, o que me estimula na fotografia de viagem é criar um projecto fotográfico, normalmente baseado num tema que seja característico ou identificativo do local, e explorar ângulos, pormenores, até lugares comuns que, inseridos no projecto, contem uma história do local.

O tema pode ser o mais variado possível, pessoas, costumes, artefactos, pequenas ‘coisas’ características do local, etc, etc. A imaginação é o limite.

Por vezes até podemos começar com uma ideia e, com o desenrolar do processo fotográfico, acabamos com uma ideia de projecto diferente, e/ou até com a construção de mais do que um projecto.

Em resumo, o ponto principal que pretendo partilhar é a noção de juntar às tradicionais fotos de postal, um projecto que nos ajude a ser criativos, a olhar para o local de maneira diferente, a encontrar ‘postais’ diferentes dos que estamos habituados.

No final da viajem verão o quanto mais enriquecidos vêm, e  criativas foram as vossas fotos de viagem.

Se puderem e quando puderem, viajem, e sejam criativos !

Beijos e abraços.

  1. Carlos da Costa Branco

    Muito boas “dicas” para quem viaja e gosta de fotografia.
    Fico à espera das fotos dessa viagem a Londres!
    Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.